Logotipo Alugue Mamaroo

Refluxo – Aprenda a reconhecer em bebês

Saiba reconhecer um refluxo
Saiba reconhecer um refluxo

O refluxo é um sintoma preocupante para todos os pais preocupados com a condição e a saúde de seus filhos. Por outro lado, isso pode se manifestar com irritação e dor, dificuldade em manter a calma, dormir ou comer. Apesar da angústia, a maioria dos médicos enfrenta essa condição com calma. É considerado normal e que, à medida que a criança cresce, tende a diminuir.

No entanto, embora seja uma característica natural e desapareça por meses na maioria dos casos, em outros casos as chances não são grandes de afetar a saúde do bebê.

Continue lendo, conheça melhor o assunto e saiba quando procurar ajuda especializada!

Por que acontece o refluxo?

Isso acontece devido à adaptação do processo digestivo. Quando comemos, a comida passa pela boca, pela faringe, depois pelo esôfago e no estômago. Entre o esôfago e o estômago existe um músculo que está sempre aberto para permitir a passagem do alimento. Se este músculo – também chamado de esfíncter – abrir muito cedo, alguns conteúdos do estômago podem voltar, causando refluxo.

Quando as crianças são muito pequenas, elas não têm um sistema digestivo bem desenvolvido. As contrações que ocorrem durante a digestão dos alimentos ainda não são coordenadas, neste momento o esfíncter ainda é um músculo fraco, o bebê suga apenas alimentos líquidos.

Por essas razões, o refluxo ocorre frequentemente e as crianças são mais propensas a sentir desconforto associado a ele. Em algumas situações, o bebê pode apresentar alergia ou intolerância à lactose, substância também encontrada no leite materno e, neste caso, dificultando a digestão.

Quais são os sintomas?

Irritabilidade com o Refluxo
Irritabilidade com o Refluxo

Os bebês geralmente ficam muito irritados após a alimentação, podem ter dores abdominais, como cólicas, e ter problemas para dormir ou comer. Quando você vomita, pode sentir dor de garganta, tosse crônica, asfixia e até parar de respirar. Esta é geralmente uma situação dolorosa para todos. De fato, o bebê ainda não consegue dizer o que sente e expressa seu desconforto chorando; e os pais acabam desesperados, porque não sabem o que está acontecendo com a criança.

Qual é a diferença entre regurgitação e regurgitação?

O vômito é consequência do refluxo, que se manifesta pelo retorno do alimento à boca, geralmente em pequenas quantidades. O refluxo nem sempre é visível e pode representar apenas o refluxo de alimentos para o esôfago. Se seu bebê cospe um pouco depois de comer, isso pode ser normal, porque seu sistema digestivo ainda é imaturo. Mantenha fraldas de pano à mão e faça seu bebê arrotar após a amamentação.

Que problemas o refluxo pode causar?

Como a comida está constantemente se movendo na direção oposta, essa condição pode irritar e danificar o esôfago, causando dor, desconforto, azia e queimação no peito. Em situações mais graves, podem ocorrer infecções na sonda de alimentação e problemas pulmonares, como asma e bronquite. Também podem aparecer feridas na boca e mau hálito, além da perda de calcificação dos dentes.Infecções de ouvido, dificuldade para amamentar e ganho de peso também podem ser alguns dos problemas vivenciados por pessoas com refluxo.

Existe tratamento para refluxo infantil?

Tratamento com especialista
Tratamento com especialista

Casos menos graves só podem ser prevenidos com medidas posturais/comportamentais, como: reduzir o tempo de alimentação, evitar balançar ou trocar fraldas após as refeições, encontrar posições adequadas para amamentar, evitar usar roupas que apertem o abdômen do bebê, fazer o bebê arrotar. mais tempo após a alimentação e usando um travesseiro anti-refluxo. Os casos mais graves são tratados com medicamentos e geralmente são orientados por um especialista. Dependendo dos sintomas e sua intensidade, o tratamento será realizado por este especialista. Por exemplo, se for comprovado que um bebê é intolerante à lactose, eliminá-lo da dieta pode aliviar os sintomas. Em outros casos, pode ser necessário mudar a dieta de lactentes, lactantes e até medicamentos específicos.

Como diagnósticar o refluxo?

Um dos primeiros sinais que o médico avaliará é se o bebê está ganhando peso adequadamente, se o paciente engole com frequência, quanto e se fica irritável após a alimentação. Feito isso, o pediatra pode solicitar exames com base nos sintomas relatados pelos pais ou iniciar um teste de medicação antirrefluxo.

Quando devo consultar um médico?

É muito importante manter a consulta regular com o pediatra e contatar este especialista caso os pais percebam uma mudança no comportamento do filho.Espera-se que a partir de 6 meses esta situação diminua em frequência.

Em resumo, fique atento aos seguintes sintomas: bebês parecem irritáveis ​​durante a alimentação; choros frequentes, crianças vomitam após a amamentação; dificuldade em adormecer, como se estivesse inquieto com alguma coisa; mau hálito; tosse; problemas persistem após 6 meses; dor de garganta frequente ou dor de ouvido; perda de peso; chiado no peito ao respirar; babando demais.

Com o diagnóstico em mãos, pode-se obter um tratamento mais direcionado, reduzindo os sintomas que causam irritação.

SAIBA MAIS: ALUGUEL DE CADEIRA DE DESCANSO MAMAROO 4 MOMS
Deixe Seu Comentário 

Gostou desta dica? Compartilhe com os novos pais. Deixe seu e-mail para receber mais dicas sobre a saúde mental e física do seu filho. Aproveite e acesse nosso canal do Youtube e Instagram, esperamos vocês com dicas valiosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *