Logotipo Alugue Mamaroo

Dicas de amamentação

Nos primeiros dias da amamentação, você e seu bebê vão se conhecer. Pode levar algum tempo para vocês dois pegarem o jeito da amamentação. Relacionamentos algumas dicas sobre amamentação nos primeiros dias para ajuda-las.

Isso acontece mais rápido para algumas mulheres do que para outras. Mas quase todas as mulheres produzem leite suficiente para o bebê.

Preparando-se para amamentar antes do parto

É bom descobrir o máximo possível sobre a amamentação antes de ter seu bebê. Isso pode ajudá-la a se sentir mais confiante quando começar a amamentar seu bebê.

As aulas pré-natais geralmente cobrem os aspectos mais importantes da amamentação, como posicionamento e pega , ordenha e como lidar com problemas comuns de amamentação .

Encontre aulas de pré-natal perto de você e obtenha algumas dicas sobre amamentação.

Você pode saber mais sobre aleitamento materno com sua parteira, família e amigos, além de linhas de ajuda e sites úteis .

Existem muitos grupos e drop-ins, alguns especialmente pensados ​​para gestantes que querem saber mais sobre amamentação. Pode saber mais perguntando à sua parteira, assistente de saúde, colega de apoio local ou médico de família. 

Dicas de Amamentação: Contato pele a pele

Ter contato pele a pele com seu bebê logo após o parto ajudará a mantê-lo aquecido e calmo e estabilizar sua respiração. 

Pele a pele significa segurar seu bebê nu ou vestido apenas com uma fralda contra sua pele, geralmente sob o top ou sob um cobertor.

O tempo pele a pele pode ser uma experiência de união para você e seu bebê. É também um ótimo momento para ter sua primeira amamentação. Se você precisar de alguma ajuda, sua parteira irá apoiá-la com posicionamento e fixação.

O contato pele a pele é bom a qualquer momento. Isso ajudará a confortar você e seu bebê nos primeiros dias e semanas à medida que você se conhece. Também ajuda o bebê a se agarrar ao seio usando seus reflexos naturais de engatinhar e pegar.

Você ainda poderá se relacionar e amamentar seu bebê se o contato pele a pele atrasar por algum motivo, por exemplo, se seu bebê precisar passar algum tempo em cuidados especiais.

Se necessário, a sua parteira irá mostrar-lhe como extrair o leite materno até que o bebé esteja pronto para mamar. Eles também podem ajudá-lo a ter contato pele a pele com seu bebê o mais rápido possível.

Você encontrará algumas das respostas que precisa para cuidar do seu recém-nascido em nosso blog.

Dicas de Amamentação: Após uma cesariana

Dicas de Amamentação Após uma cesariana
Dicas de Amamentação Após uma cesariana

Se seu bebê nascer por cesariana, você ainda poderá ter contato pele a pele com seu bebê logo após o parto.

Colostro: seu primeiro leite

O fluido que seus seios produzem nos primeiros dias após o nascimento é chamado de colostro. É espesso e geralmente de cor amarelo dourado. É um alimento muito concentrado, então seu bebê precisará apenas de uma pequena quantidade, cerca de uma colher de chá, em cada mamada.

Seu bebê pode querer mamar com bastante frequência, talvez a cada hora para começar. Eles começarão a ter menos mamadas, mas mais longas, quando seus seios começarem a produzir mais leite “maduro” depois de alguns dias.

Quanto mais você amamentar, mais a sucção do seu bebê estimulará seu suprimento e mais leite você produzirá.

Seu reflexo de decepção

A sucção do bebê faz com que os músculos dos seios espremam o leite em direção aos mamilos. Isso é chamado de reflexo de descida.

Algumas mulheres têm uma sensação de formigamento, que pode ser bastante forte. Outros não sentem absolutamente nada.

Você verá seu bebê responder quando seu leite descer. Suas sucções rápidas mudarão para deglutições rítmicas profundas quando o leite começar a fluir. Os bebês geralmente fazem uma pausa após a sucção rápida inicial enquanto esperam que mais leite seja entregue.

Ocasionalmente, esse reflexo de descida pode ser tão forte que seu bebê tosse e gagueja. Sua parteira, assistente de saúde ou defensora da amamentação podem ajudar com isso, ou ver algumas dicas para quando você tem muito leite materno .

Se o seu bebê parece estar adormecendo antes da fase de deglutição profunda das mamadas, ele pode não estar devidamente preso ao seio. Peça à sua parteira, visitadora de saúde ou defensora da amamentação para verificar o posicionamento e a pega do seu bebé.

Às vezes, você notará que seu leite está descendo em resposta ao choro do bebê ou quando você toma um banho quente ou ducha. Isto é normal.

Com que frequência devo alimentar meu bebê?

Amamentação Demanda Livre
Amamentação Demanda Livre

Na primeira semana, seu bebê pode querer mamar com muita frequência. Pode ser a cada hora nos primeiros dias.

Alimente seu bebê quantas vezes eles quiserem e pelo tempo que quiserem. Eles começarão a ter menos, mas mamadas mais longas depois de alguns dias.

Como um guia muito grosseiro, seu bebê deve mamar pelo menos 8 a 12 vezes, ou mais, a cada 24 horas durante as primeiras semanas.

Não há problema em alimentar seu bebê sempre que ele estiver com fome, quando seus seios estiverem cheios ou se você quiser apenas um abraço.

Não é possível superalimentar um bebê amamentado.

Quando seu bebê está com fome, ele pode:

  • ficar inquieto
  • chupar o punho ou os dedos
  • fazer sons de murmúrio
  • virar a cabeça e abrir a boca (enraizamento)

É melhor tentar alimentar seu bebê durante esses primeiros sinais de alimentação, pois um bebê chorando é difícil de alimentar.

Dicas de Amamentação: Aumentando seu suprimento de leite

Cerca de 2 a 4 dias após o nascimento, você pode notar que seus seios ficam mais cheios. Isto é muitas vezes referido como o seu leite “chegando”.

Seu leite irá variar de acordo com as necessidades do seu bebê. Cada vez que seu bebê mama, seu corpo sabe produzir mais leite para a próxima mamada. A quantidade de leite que você produz aumentará ou diminuirá dependendo da frequência com que seu bebê mama.

Alimente seu bebê quantas vezes eles quiserem e pelo tempo que quiserem. Isso é chamado de alimentação responsiva. Em outras palavras, respondendo às necessidades do seu bebê. Também é conhecido como alimentação sob demanda ou liderada pelo bebê.

No começo, pode parecer que você não está fazendo nada além de se alimentar. Mas gradualmente você e seu bebê entrarão em um padrão e a quantidade de leite que você produzirá se estabilizará.

É importante amamentar à noite porque é quando você produz mais hormônios (prolactina) para aumentar sua produção de leite.

Nas primeiras semanas, antes de você e seu bebê se sentirem confortáveis ​​com a amamentação, “completar” com leite em pó ou dar uma chupeta ao bebê pode diminuir a produção de leite.

Fale com uma parteira ou enfermeira se estiver preocupada com a amamentação ou se achar que o seu bebé não está a receber leite suficiente.

Eles podem sugerir dar ao seu bebê um pouco de leite materno extraído junto com a amamentação.

Saiba mais sobre como saber se o seu bebé está a receber leite suficiente e dicas para aumentar a sua produção de leite .

Lidando com seios vazando

Lidando com seios vazando
Lidando com seios vazando

Às vezes, o leite materno pode vazar inesperadamente de seus mamilos.

O uso de absorventes para seios impedirá que suas roupas fiquem molhadas com leite materno. Lembre-se de trocá-los com frequência para evitar uma infecção.

Extrair um pouco de leite também pode ajudar. Expresse apenas o suficiente para se sentir confortável, pois você não deseja superestimular seu suprimento.

Se o seu bebê não se alimentou recentemente, você pode oferecer-lhe uma alimentação, pois amamentar também significa que você está confortável.

Esperamos que as dicas sobre amamentação tenham ajudado a esclarecer as principais dúvidas e  facilitar os cuidados com o recém-nascido e  os primeiros dias do seu bebê e a maternidade de primeira viagem.

SAIBA MAIS: ALUGUEL DE CADEIRA DE DESCANSO MAMAROO 4 MOMS
Gostou desta dica? Compartilhe com os novos pais. Deixe seu e-mail para receber mais dicas sobre a saúde mental e física do seu filho.

Aproveite e acesse nosso canal do Youtube e Instagram, esperamos vocês com dicas valiosas.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *